QUADRO GERAL
PolíticaPOLÊMICA

Duas vidas em julgamento: quem tem direito à voz no debate sobre a vida?

CompartilharfXWA

Entre o discurso de “bandido bom é bandido morto” e as discussões sobre o aborto, o Brasil revela contradições sobre a proteção da vida, os limites do Estado e a coerência na defesa dos direitos humanos.

A discussão sobre pena de morte e aborto expõe uma das contradições mais profundas do debate contemporâneo sobre direitos humanos: a dificuldade de sustentar um compromisso coerente com a defesa da vida. De um lado, há quem defenda punições extremas para criminosos, sob o argumento de que determinados delitos mereceriam a própria morte como resposta. De outro, discute-se a interrupção da gravidez, a autonomia da mulher e os limites da proteção jurídica à vida em desenvolvimento. Em meio a disputas ideológicas, projetos de lei e discursos inflamados, uma pergunta permanece: como a sociedade atribui valor à vida quando ela se torna objeto de julgamento?

No debate sobre a pena de morte, a preocupação com os direitos do condenado ocupa um lugar legítimo. A audiência de custódia, por exemplo, permite avaliar as circunstâncias da prisão, a legalidade da detenção e a ocorrência de possíveis maus-tratos. Perguntar se houve agressão, garantir água, alimentação, defesa e tratamento digno não significa absolver o crime, minimizar o sofrimento das vítimas ou ignorar a gravidade da violência cometida. Significa reconhecer que a dignidade humana não deveria depender da reputação ou do histórico de quem está sob custódia do Estado. Mesmo diante de crimes bárbaros, a justiça não deve se confundir com vingança.

Entretanto, existe uma diferença importante entre o discurso político e a realidade jurídica brasileira. A expressão “bandido bom é bandido morto” pode mobilizar eleitores e traduzir a indignação de quem convive com a violência, mas a pena de morte enfrenta uma barreira constitucional expressa. O artigo 5º, inciso XLVII, da Constituição Federal proíbe a pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos da própria Constituição. Portanto, sua adoção como punição criminal ordinária exigiria superar um obstáculo constitucional de enormes proporções. Não se trata de uma medida penal disponível à escolha de um governo, nem de uma mudança legislativa simples. O discurso de eliminação do criminoso, por mais popular que possa ser em determinados setores, está distante da realidade jurídica brasileira em tempos de paz.

O aborto, por sua vez, não está restrito ao campo das hipóteses políticas. Ele já integra a realidade jurídica e social do país, sendo permitido nas situações reconhecidas pela legislação e pela jurisprudência, como a gravidez decorrente de estupro, o risco de vida para a gestante e a anencefalia fetal, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal. Fora dessas hipóteses, a interrupção voluntária da gravidez permanece sujeita às restrições previstas no ordenamento jurídico. Isso significa que o aborto não é irrestrito nem ocorre sem barreiras legais. Ainda assim, enquanto a pena de morte para condenados permanece constitucionalmente vedada em condições ordinárias, o aborto é uma prática que já encontra permissões jurídicas específicas e está no centro de disputas concretas sobre a ampliação ou a restrição de seu acesso.

É nesse contraste que surge um questionamento incômodo. Enquanto o condenado tem direito à defesa, à análise das circunstâncias de sua prisão e à proteção contra abusos do Estado, a criança em desenvolvimento no ventre materno não pode expressar sua própria vontade nem participar do debate sobre sua existência. Para quem entende que o nascituro merece proteção moral e jurídica, esse silêncio representa uma questão central: quem fala por aquele que ainda não pode falar? A comparação, contudo, exige responsabilidade. Reconhecer a necessidade de proteger a vida em desenvolvimento não significa ignorar os direitos da mulher, os riscos à sua saúde, a violência sexual ou as circunstâncias de vulnerabilidade que podem envolver uma gestação. O desafio é considerar essas realidades sem tornar invisível nenhuma das vidas envolvidas.

A discussão também exige distinguir a atuação dos direitos humanos das escolhas políticas feitas em seu nome. Garantir direitos fundamentais a uma pessoa presa não significa privilegiar criminosos em detrimento das vítimas. Da mesma forma, reconhecer direitos e proteger a saúde das mulheres não encerra o debate sobre o valor moral e jurídico da vida em desenvolvimento. O problema surge quando a dignidade humana passa a ser defendida seletivamente, conforme a simpatia pelo indivíduo, a conveniência política ou a posição ideológica de cada grupo. Se a vida é um valor fundamental, sua defesa não deveria depender apenas de quem consegue falar mais alto ou de qual causa oferece maior retorno eleitoral.

O cara a cara entre pena de morte e aborto não exige defender a execução de condenados nem desconsiderar a complexidade das decisões reprodutivas. Exige coerência. O Estado não pode tratar a indignação popular como autorização para eliminar garantias fundamentais, assim como a discussão sobre autonomia e permissibilidade não deveria impedir questionamentos sobre a proteção jurídica da vida antes do nascimento. São situações diferentes, com fundamentos legais distintos, mas ambas colocam em pauta os limites do poder, a dignidade humana e a responsabilidade da sociedade diante da vida.

No fim, a pergunta não deveria ser qual vida merece mais atenção, mas por que a defesa da vida tantas vezes parece depender de quem a representa e de qual lado do debate ela ocupa. O condenado tem voz, defesa e direitos que precisam ser respeitados. A mulher tem história, circunstâncias e direitos que precisam ser considerados. E a vida em desenvolvimento, incapaz de se manifestar por si mesma, permanece no centro de uma discussão que envolve convicções morais, direitos fundamentais e escolhas coletivas. Entre o clamor por punição e o debate sobre o aborto, a coerência precisa ir além dos slogans. Afinal, se a dignidade humana é um princípio fundamental, ela não pode ser apenas um argumento conveniente para vencer disputas políticas.